segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Gênero Homo

Homo é o género que inclui o homem moderno e os seus parentes próximos. Estima-se que o género tenha entre 1,5 e 2,5 milhões de anos de existência. Todas as espécies, à excepção do Homo sapiens estão extintas; o último sobrevivente, o Homo neanderthalensis, desapareceu há cerca de 30 000 anos, embora provas recentes sugiram que o Homo floresiensis ainda existisse há 12 000 anos.
Os membros do género Homo caracterizam-se morfologicamente pela presença de ancas estreitas que permitem longas caminhadas, sistema sudoríparo desenvolvido, pernas mais compridas que os braços, pilosidade reduzida e presença de branco nos olhos. Existe uma tendência minoritária entre os zoólogos que considera que os chimpanzés e os bonobos, geralmente agrupados no género Pan, e também os gorilas, geralmente postos no género Gorilla, devem ser também incluídos no género Homo, devido à sua semelhança genética com o homem. Mas a maioria dos cientistas contesta a ideia, dizendo que quer os chimpanzés quer os gorilas têm demasiadas diferenças anatómicas para fazer parte do género.
A palavra homo é simplesmente a palavra latina para "pessoa". É frequentemente traduzida como "homem", mas isto pode levar a alguma confusão, visto que a palavra portuguesa "homem" pode ser genérica, como homo, mas pode também referir-se especificamente aos indivíduos de sexo masculino. A tradução latina de "homem", no seu sentido sexualmente específico, é vir, cognato de "viril". A palavra "humano" vem de humanus, a forma adjectival dehomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário